Brincar é tão importante durante a quarentena?

Porque devemos brincar?

Brincar não é passar o tempo, quando uma criança brinca ela desenvolve a capacidade cognitiva, sociabilidade, inteligência emocional e a personalidade.

Devemos lembrar de que o gosto e as necessidades individuais de cada criança  contam bastante. Não precisa se prender muito a regras.

Como escolher o brinquedo ideal para cada idade

• Até os 2 anos de idade: O ideal são brinquedos macios, que possam ser levados à boca sem que provoquem machucados. Evite aqueles com peças pequenas, pois podem ser engolidas. Objetos com cores e texturas estão entre os favoritos dessa turminha: mordedores, móbiles, tapetes de atividades, bonecos de borracha ou tecido.
  • Entre 2 e 4 anos: É nessa época que começa o tão querido faz-de-conta. É por isso que brinquedos que ajudem a estimular a imaginação e a criar um mundo dentro da cabeça são excelentes opções. Você pode contar com blocos de montar, instrumentos musicais, bonecos, peças de encaixar e fantasias infantis.
  • Entre 4 e 6 anos: Além dos brinquedos incentivadores da imaginação, aposte naqueles que estimulam a memória, a coordenação motora, o raciocínio e a criatividade. Quebra-cabeça, massinha de modelar e bolas de diferentes tamanhos são alguns bons exemplos.
  • Entre 6 e 8 anos: Até os 6 anos, as brincadeiras das crianças eram mais individualistas, mas a partir daí, começa a fase social, em que jogos de regras, como os de tabuleiro, são ótimos. Patins e bicicleta ajudarão a gastar toda aquela energia acumulada que os pequenos têm e a trabalhar habilidades motoras.
  • A partir de 8 anos: Brincadeiras que exigem elaboração de estratégia e raciocínio são ideais a essa fase. Isso significa que chegou a hora de aumentar o nível de dificuldade, com jogos de tabuleiro ou quebra-cabeça mais complicados.

Dicas de brinquedos

Carrinho, boneca, bola,lego, pipa, pião, bolinha de gude, ioiô, bambolê, bolinha de sabão, bilboquê, peteca, cavalinho de pau, boneco de farinha de trigo ( feita de bexiga), corda, pega vareta, telefone sem fio ( feito de latas ), catavento, jogo da dama, dominó, massinha de modelar, futebol de botão, pé de lata, pega peixe, quebra cabeça, patins, bicicleta, jogos de tabuleiro, cartas, binóculos, entre muitos outros.

O importante não é o brinquedo e sim o brincar. O brinquedo não é o melhor recurso e sim o ato de  brincar. Brinquem, brinquem bastante e não importa a idade que você tem, precisamos de companhia dispostas, com criatividade.

A mais importante de todas as brincadeiras é a interação da criança com as pessoas que convivem com ela.

Abaixo listamos algumas brincadeiras que não precisam de brinquedo:

Esconde esconde, gato mia, fui a lua, mímica, elefante colorido, pega pega, adoleta, estátua, animais de sombra, imitando os animais e quem ri primeiro. Se não conhecer alguma, pesquise no YouTube as explicações.

Dicas para brincar em espaços pequenos

Lembrando que, as brincadeiras devem estar de acordo não só com a faixa etária da criança, mas com a condição motora e intelectual e principalmente com o espaço comunitário e familiar onde ela vive.

1.  Prepare o ambiente ( casa ) deixando mais amigável possível para as crianças brincarem.
  2. Prepare a brincadeira e só observe seu filho brincar. Em outro momento brinque junto.
  3. Comece brincando um pouco por dia.
  4. Saibam que não vai ficar tudo arrumado o tempo todo.
  5. Deixe poucos brinquedos ao alcance das crianças.
  6. Permita uma brincadeira agitada no dia.
  7. Brincar de esconde-esconde, brincar de casinha, cantar, fazer cócegas também é brincar.
  8. Ler livro também é uma brincadeira; após a leitura pode imitar os personagens, fazer mímica para adivinharem qual é o livro.

E aí, gostaram? Então é só aproveitar e se divertir. Aproveite para gravar alguns momentos, publique e marque nosso Instagram (@colegioelimsp) para a gente assistir também  😉