Como organizar uma rotina de estudos em casa

O surgimento de um vírus desconhecido que ainda assusta o mundo todo trouxe uma nova realidade para as escolas brasileiras: a rotina das aulas online. Não por ser um recurso novo, boa parte dos brasileiros são formados em EaD (Educação a Distância). Mas são as famílias que agora precisam gerenciar a rotina de estudos das crianças, enviadas pelos professores. Pensando nisso, separamos algumas dicas para vocês se organizarem.

1 – Siga as orientações da Coordenação Pedagógica

Esta comunicação com os coordenadores é fundamental para guiar todos os próximos passos, a fim de que tudo o que os pais possam fazer em casa promovam o melhor resultado possível dentro da realidade de cada um. Os coordenadores do Colégio Elim desenvolveram uma rotina apropriada para os papais e mamães que acompanharão as crianças nas atividades.

2 – Prepare (seguindo as orientações acima) um lugar especial somente para o momento de estudo das crianças.

Principalmente na educação infantil, os recursos visuais são imprescindíveis para ajudar na aprendizagem, daí o esforço das escolas para que a sala de aula seja um ambiente alfabetizador. Uma mesa apropriada com os livros da escola, um computador ou tablet, em um espaço só dela, pode ajudar a criança a entender e a dividir a rotina nos momentos de ensino e descanso.

3 – Siga o cronograma e os horários estabelecidos pela Coordenação Pedagógica

A rotina pode ser até mais importante que os recursos tecnológicos, isso porque ela foi pensada para conduzir a criança durante o processo de aprendizagem. Respeite também os horários das aulas online, elas são a forma mais próxima de interação do aluno com o professor.

4 – Deixe que seu filho realize as atividades com autonomia

Muitos pais também estão em casa por conta da quarentena, e isso permite uma proximidade maior com os estudos das crianças. Isso além de ser muito prazeroso, sempre foi muito importante e reforçado pelo Colégio Elim durante as reuniões com os pais. Mas atenção: não faça a atividade do seu filho. Dê a ele o suporte necessário para que ele mesmo realize a tarefa.

5 – Estimule as crianças a estudar

O momento dos estudos pode ser muito divertido. Veja em nosso canal do YouTube ou no Facebook como as crianças se divertem enquanto estão aprendendo. Controle a pressão e recompense seus filhos pelo empenho, já que para eles essa também é uma realidade muito nova.

6- E por último: não tenha medo dos recursos tecnológicos.

Aplicativos de videochamada, plataformas de ensino a distância, e-mails, são ferramentas simples e intuitivas. Teste com os amigos para poder ajudar as crianças na hora que esses recursos forem necessários.

Para ver outros outros artigos do blog, clique aqui.