Convivência e Doenças na Infância e Idade Pré-Escolar

[:pb]Nossa dica de saúde de hoje é um recado para as mamães e papais que estão preocupados com as crianças que adoecem ao entrar na escolinha. Os pediatras pedem muita calma, explicam que é assim mesmo, que até os 3 anos é bem comum um quadro viral de 20 em 20 dias, principalmente para as crianças que entraram na escola na primeira faixa etária (01 a 03 anos).

Muitas mamães pensam que as crianças não têm imunidade, e por isso selecionamos esta dica de saúde. É que nessa fase o corpo ainda não conhece tantos vírus e que agora ele estaria interagindo com outras crianças em um local repleto de tintas, bloquinhos de madeira e germes que são transmitidos através da tosse, espirros, brinquedos compartilhados, beijos e por mais higienização que a escola faça a transmissão é normal.

Em Quebec no Canadá, Sylvana Cote, da Universidade de Montreal em entre-vista à Reuters Health, disse que foi realizado uma pesquisa e observaram que as crianças que tinham passado por esta fase de doenças mais cedo no berçário ou maternal (01 a 03 anos) tem uma recompensa futura, pois estas crianças sofrem um menor número de infecções a partir dos 04 anos onde começam a ler e a escrever.

O estudo mostra que crianças que começaram a frequentar a escola mais tarde não tiveram a mesma proteção nos anos seguintes. O argumento da pesquisa é: melhor passar por esta fase mais cedo do que enfrentá-las mais tarde.
Se você está com seu filho passando por essa fase de início escolar e de muitas gripes, não se preocupe, é normal!

As mamães ficam muito preocupadas e nervosas, mas é adaptação e quase todas as crianças passam por isso. Desistir não é a melhor solução, pois uma hora ou outra ele teria que enfrentar isso e passar por esta fase.

Realmente é questão de tempo e os pequenos não adoecerão mais com tanta frequência! Ufa!

Curtiu a dica de saúde? Compartilhe com os amigos papais e mamães.

Ruth Yamada – Enfermeira do Colégio Elim[:zh]经儿科医生解释: 三岁之内的儿童,每隔20天就有可能生病和被病毒感染。如果这个年龄段的孩子已经上学,那生病的机率可能就更高了。

可能很多妈妈会以为小孩没有抵抗力,所以经常生病,但不是如此。原因是: 由于这个年纪的孩子,他们的身体还不认识很多病毒。也因为在学校的群体环境里,和其他同学的朝夕相处许多的病毒就存在于他们的周围。例如: 大家一起使用的玩具、文具等,都会因为某个学生不小心打的喷嚏或咳嗽等行为而成为传染的媒介,或者是学生间互相拥抱和游戏时,会因为身体的亲密接触而传染。学校虽已尽力做好消毒杀菌工作,但是就是如此也无法完全避免病菌的传染。

加拿大一所大学(Universidade de Montreal)Reuters Health教授表示: 经过研究和调查的结果,1到3岁的孩子,如果在其年龄段已多次生过病,那么到了4岁以后生病的机率就会减小。

研究结果显示,较晚入学的学生,对疾病的抵抗力就没有比较早入学的学生好。

研究结论是: 早点让孩子度过这个时期,会比他以后要面对和抵抗这些疾病来的容易。如果您的孩子正处于这个阶段: 比较容易感冒和生病,请您不要过于焦虑,因为这是正常情况。所有的孩子都需要经过这个阶段,只是时间早晚的问题,所以请爸爸妈妈们不要过度的担心和焦虑,随着孩子慢慢的长大,他们的抵抗力也会增强,相对生病的机率就减少了![:]