Saúde Bucal – Será que é necessário cuidar dos Dentes de Leite?
Sabemos que a saúde bucal é importante por vários motivos. Mas muitos pais negligenciam a higiene bucal dos filhos acreditando que, como dentes de leite caem, não há necessidade de cuidar tanto deles. Isso é um erro grave.
A higiene com escova deve iniciar a partir do nascimento dos primeiros dentes de leite molares. Caso contrário, pode gerar a perda precoce dos dentes de leite, que prejudicam a mastigação dos dentes permanentes que podem nascer tortos.
Separamos então algumas orientações para prevenir esses problemas e manter a saúde bucal dos pequeninos fora de qualquer risco
Escova: Deve ter boa empunhadura, cerdas macias, extremidades arredondadas e ser compatível com o tamanho bucal da criança. Trocar a escova a cada 2 meses ou assim que ela começar a entortar as cerdas. Sugestão de escova: Curakids (Curaprox), Colgate Smiles (Colgate), Oral-B Stages (Oral-B)
Dentifrício: O consentimento da Odontopediatria atual é que se utilize pasta com flúor a partir dos 14 meses, pois diversos estudos mostraram que pastas sem flúor ou com baixa concentração do mesmo não foram eficazes na prevenção da cárie. Utilize uma quantidade mínima de dentifrício (equivalente a um grão de arroz) na escova, assim terá o benefício do flúor e risco baixo de desenvolver fluorose. Sugestão de dentifrícios: Tandy, Colgate Smiles da Barbie e do Homem-Aranha, Malvatrikids.
Higiene bucal: Após a erupção do primeiro dente na boca, deve-se iniciar a higienização dentária do bebê com gaze ou dedeira de silicone, de 2 a 3 vezes por dia, e não deixar jamais a crianças dormir sem higienizar a boca. A partir dos 14 meses, deve-se realizar escovação no mínimo 3 vezes por dia: após as refeições principais e antes de dormir. Evitar que a criança morda a escova, pois isto pode machucar a gengiva e não tem poder de higiene bucal.
Fio dental: deve ser utilizado quando já houver contato lateral entre os dentes, após as refeições e principalmente antes de dormir. Sugestão de fio: Johnson e Johnson.
Chupeta e dedo: estes hábitos devem ser removidos até os 2 anos de idade para evitar maiores complicações no desenvolvimento dos maxilares da criança.
Mamães, papais e cuidadores, lembrem-se: A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO! Cuidar da saúde bucal é um hábito que se adquire como qualquer outro, então basta começar e perpetuar para que a criança incorpore isto na rotina dela. Deem o exemplo ao escovar os dentes junto com eles, isto é muito importante. Cuidar dos dentes de leite evita inúmeros problemas na dentição permanente!