Contação de histórias para os seus filhos: Hora da Historinha

Quando chega a hora de dormir não tem criança que não pare para prestar atenção na Contação de Histórias, independente da idade, não é verdade? Mas às vezes a gente não leva jeito para ler histórias e acaba escolhendo o caminho mais fácil: ligar a tv ou dar o celular.

Mas na contação de histórias, a leitura daquele livro preferido na hora de dormir tem muito mais valor que o silêncio! Faz parte do processo de alfabetização da criança, expandindo o universo linguístico, além de estimular a criatividade da criança, que precisa imaginar tudo o que está acontecendo enquanto o papai ou a mamãe estão narrando os acontecimentos, sem contar outros inúmeros benefícios incluindo o afetivo, na relação familiar.

De acordo com o Instituto NeuroSaber, a Contação de Histórias deve ser parte da rotina da Educação Infantil, porque desenvolve a linguagem da criança. E isso pode acontecer em diversas vias: o professor contando para os alunos, as crianças contando histórias para os amigos e, em casa, o papai e a mamãe ajuda contando história para os seus filhos. O próprio Ministério da Educação, através do Secretário de Alfabetização Carlos Nadalim, tem investido na Literacia Familiar com o objetivo de fortalecer o vinculo familiar e tornar a criança mais preparada para o processo de alfabetização na escola.

Sabemos que a realidade dos pais nem sempre oferecem oportunidade desse momento. Às vezes a criança fica com a babá e quando os pais chegam eles já estão dormindo, outras vezes são pais  estrangeiros que vieram para o Brasil sem o domínio da língua portuguesa, e acabam não entendendo o que os livros brasileiros dizem. Por isso, o Colégio Elim lançou o Hora da Historinha, que agora está no Volume 2.

É um álbum de contação de histórias em áudio, de grandes livros da nossa literatura infantil que frequentemente são utilizadas em sala de aula. São 10 faixas contadas pelas nossas professoras que com certeza são um ótimo recurso para ajudar na alfabetização dos seus filhos. Para ouvir, basta acessar nosso álbum no SoundCloud clicando aqui. Aproveite e compartilhe com seus amigos que têm filhos em idade escolar, as crianças irão amar!