[Saúde] Campanha de Vacinação Contra Gripe A (H1N1, H3N2 e Influenza B)

Esse ano a campanha da GRIPE recebeu uma importância diferenciada. É que a Gripe causa sintomas parecidos com da COVID-19, e para que os sintomas não sejam confundidos no diagnóstico a é fundamental que todos se vacinem contra a gripe. A vacina demora uns 15 dias para fazer efeito. Lembre-se: a prevenção é o melhor remédio, não deixe para a última hora.

As pessoas que não se enquadram nos grupos prioritários podem tomar a vacina na rede privada (particular). Veja como foram divididas as fases de vacinação este ano:

Fase 1 (12/04)

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade,
  • Gestantes e puérperas
  • Povos indígenas
  • Trabalhadores da saúde
  • Profissionais da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET (a partir de 14/04)

Fase 2 (11/05)

• Idosos com 60 anos e mais
  • Professores das escolas públicas e privadas

Fase 3 (09/06)

• Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Forças de segurança e salvamento e forças armadas
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
  • Trabalhadores portuários
  • Funcionários do sistema prisional
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
  • População privada de liberdade.

Sintomas da Gripe A

Febre acima dos 38ºC, dores no corpo, dores na garganta e de cabeça, tosse seca, espirros, calafrios, fadiga ou cansaço. Em determinados casos de H1N1 pode haver dificuldade para respirar ou falta de ar. Os sintomas são parecidos com uma gripe qualquer e, quando os sintomas aparecem, o ideal é procurar o médico.

Veja algumas medidas além da vacina que podem prevenir o contágio:

• Lavar as mãos com frequência, usando água e sabão, principalmente ao chegar em casa, no trabalho ou na escola
  • Álcool em gel para as mãos
  • Evitar aglomeração de pessoas
  • Quando tossir ou espirrar colocar o antebraço para cobrir a boca
  • Usar lenços descartáveis
  • Evitar ficar perto de pessoas gripadas
  • Deixar os ambientes arejados
  • Evitar colocar mãos nos olhos, boca e nariz.

Senhores pais, na suspeita de GRIPE A, NÃO mandar o filho para a escola, e aproveitem a oportunidade para verificar se todas as vacinas do calendário vacinal estão em dia e encaminhar para a escola uma xerox da carteirinha atualizada.

Em caso de dúvidas, consulte o site da Prefeitura de São Paulo ou o Posto de Saúde mais próximo da sua casa.

Para ver mais artigos do Blog, clique aqui.

Ruth Yamada
Enfermeira