Férias Escolares – Como as crianças podem aproveitar

Ah, as tão esperadas férias! Quem é que não deseja ter um tempo de descanso, uma pausa das atividades diárias, dos compromissos e das obrigações? Nós como adultos, sabemos o quão precioso é esse período, mas e para as crianças, como é?

Quando ouvem a palavra férias, as crianças começam a fazer muitos planos: dormir e acordar tarde, viajar, passear, ir ao cinema, ver TV, jogar videogame, celular, tablets, computadores e muitas outras coisas.

Para as crianças, esse tempo de descanso é muito importante, tanto fisicamente quanto psicologicamente.

Nos dias atuais, as crianças sofrem muita pressão, muito estresse, agendas cheias de atividades e quase não sobra tempo para brincar. Sem esse tempo para brincar, nossas crianças estão começando a adoecer, perdendo sua capacidade de imaginar, de sonhar, de criar.

CLIQUE E CONHEÇA O CURSO DE FÉRIAS DO COLÉGIO ELIM

Um estudo feito pela Academia Norte Americana de Pediatria (APP), mostrou que o período de férias é muito importante para que as crianças se desenvolvam de forma saudável, seja no ambiente escolar como no convívio social, pois através das brincadeiras a criança absorve mais informações e esse período de férias também contribui para que o cérebro da criança sedimente os conteúdos aprendidos.

Sendo assim, é importante que as férias sejam para fazer atividades que não são possíveis no dia-a-dia, passar mais tempo em família, com avós, tios, primos e também aproveitar um tempo livre para relaxar e se conhecer.

As atividades das férias, devem ser atrativas, e para isso, os pais podem perguntar para os filhos que tipo de atividades gostariam de fazer ou se forem sugerir alguma, que conversem com os filhos para verificar se eles têm interesse em realizá-las. Quando as crianças fazem algo que tem sentido para elas, criam memórias que irão ajudar quando estiverem em períodos de prova ou de atividades intensas na escola e se lembrarão que vale a pena estudar e que logo as férias de final de ano chegarão e poderão descansar e aproveitar o tempo para brincar.

Como eu disse no início do texto, as crianças planejam ver TV, jogar videogame, usar celulares, tablets e computadores nesse período de férias, mas o uso desses aparelhos deve ser limitado, para que a criança tenha oportunidade de fazer outras atividades e até mesmo ter momentos de ócio, porque este também faz bem para a criança.

Muitos pais não conseguem conciliar suas férias com as dos filhos, mas isso não significa que não possam passar tempo juntos. Os pais podem reservar os finais de semana para fazerem atividades com os filhos, ou chegar num final de tarde e sair para um passeio, ir ao cinema ou ver o pôr-do-sol. O importante é dedicar um tempo para estar com os filhos.

Se seu filho é pequeno, ou se você não tem com quem deixar durante as férias, existem algumas alternativas como colônia de férias, grupos infantis e algumas escolas que oferecem cursos diferenciados para esta época do ano. Basta se planejar com antecedência.

O Colégio Elim promove um curso de férias incrível, onde nossos alunos podem ter a oportunidade de descansar, realizar atividades diferenciadas, passeios e claro, brincar bastante. Venha conhecer!

Camila Neves Camargo
Psicóloga Escolar