Emoções e a Influência no Desempenho Escolar

“Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”  – Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Ah essas emoções, tão intensas, muitas vezes tomam conta do nosso corpo sem que tenhamos controle e outras vezes queremos senti-las mas passam despercebidas. Afinal, o que são emoções? Quais são as emoções? Porque as sentimos? Emoção é a mesma coisa que sentimentos? No texto de hoje vamos falar um pouco sobre esse assunto que faz parte de nossas vidas independente sermos bebês, crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

Existem várias teorias sobre o que é emoção. A definição não é simples, pois envolve vários aspectos. Para tentarmos entender, podemos dizer que a emoção faz parte de um processo neurobiológico, surge de um pensamento ou estímulo e que envolve alterações orgânicas e psicológicas automáticas, deixando o sujeito pronto para agir.

As emoções têm grande importância, pois além de regular o nosso organismo, elas nos preparam para a ação, possibilitando que avaliemos os estímulos ambientais rapidamente e também ajudam no controle das relações sociais, pois são formas de expressão típicas que indicam às outras pessoas suas intenções.

Essas emoções podem ser primárias (são inatas, universais, evolutivas, é partilhada por todos nós e estão associadas a processos neurobiológicos específicos) e secundárias (são sociais e resultam de uma aprendizagem). Quando as sentimos, percebemos que nosso organismo sofre algumas alterações (contração muscular, alteração nos batimentos cardíacos, palidez, entre outras).

Dentro das emoções primárias temos a alegria, a tristeza, a raiva, o medo, o nojo e alguns ainda incluem a surpresa.

Já as emoções secundárias, como ciúme, inveja, vergonha, são mais complexas e geralmente são usadas para se proteger da emoções primárias. Exemplo: uma pessoa pode estar se sentindo deprimida, mas essa depressão pode estar escondendo um sentimento primário de raiva.

Muitos de nós, falamos em emoções e sentimentos, mas não sabemos exatamente quando é um e quando é o outro: a emoção surge quando o cérebro recebe um estímulo externo, já o sentimento, é uma resposta nossa àquela emoção, é como nos sentimos diante daquela emoção.

Como vimos, as emoções fazem parte de nossa vida, seja de forma instintiva ou aprendida, e é importante conhecê-las, identificá-las e expressá-las de uma maneira saudável. Daí a importância da regulação emocional, pois através dela, seremos capazes de pensar de modo construtivo sobre como lidar com os sentimentos, de controlá-los ao invés de que eles nos dominem.

Quando uma criança consegue regular suas emoções, elas conseguem prestar mais atenção e seu desempenho escolar melhora. Elas se tornam mais capazes de resolver conflitos com coleguinhas, têm níveis mais baixos de estresse, se comportam melhor e são mais solidárias. Regulação emocional não significa que a criança não possa sentir ou expressar suas emoções, mas sim, ensiná-las que elas fazem parte da constituição humana mas que não podem se deixar dominar por elas.

Camila Neves Camargo
Psicóloga Escolar