Educação Infantil (Pré I e II)
A partir dessa idade as crianças são estimuladas a trabalhar com pequenas histórias, músicas, gestos e desenvolvimento do raciocínio e pensamento através de atividades concretas, considerando o ambiente, o contexto, considerando toda sua realidade social, de acordo com as áreas do conhecimento.
São utilizados desde a identificação das partes do corpo na construção de sua identidade, aos relacionados às pessoas, seus papéis na sociedade, as coisas e objetos entre outros materiais concretos que contribuem para ampliação de visão de mundo e desenvolvimento do aluno, de forma interdisciplinar, que possibilita uma maior expressão e ampliação do pensamento, da fala e do seu vocabulário.
Nessa fase, para o desenvolvimento da coordenação motora são realizadas atividades com o traçado simples, trabalhando com rabiscos, desenhos, e introduzindo o som das letras a partir das vogais, sílabas que iniciam o primeiro nome da criança, da família, das formas e dos números de acordo com o nível de cada turma. No Pré II, inicia-se o processo de alfabetização relacionando a escrita e a leitura, a relação de números e quantidades, e os conceitos matemáticos de acordo com a maturidade das crianças.
Utilizamos a parte, pois através dela a criança interpreta seu mundo e se insere nele. O desenho é a forma pela qual a criança expressa sua fala, ideias e desejos. Por meio da arte e do desenho faz o primeiro registro de sua escrita. As diferentes formas de expressão artística ampliam seu universo e pensamentos, potencializando seu desenvolvimento cognitivo e psíquico-motor.