[Psicologia] Vamos falar sobre o sono – Parte III

[:pb]

Vamos falar sobre o SonoO sono na adolescência

O sono não é importante apenas na infância. Ele é indispensável para os adolescentes. Muitas vezes questionamos os comportamentos dos adolescentes: irritabilidade, diminuição na concentração, mudanças de humor em um mesmo dia, entre outros, e estas alterações comportamentais podem estar relacionadas aos hábitos de sono do adolescente.

Como falamos anteriormente, o hormônio do crescimento é produzido durante o sono nas crianças, e nos adolescentes também. O GH (do inglês, growth hormone) é essencial para o crescimento dos ossos e músculos, sendo secretado no primeiro terço da noite.

O sono é importante também para a memória, pois as informações adquiridas pelo cérebro durante o dia, são processadas durante o sono, significando que quanto melhor sua noite de sono, mais informações o seu cérebro pode armazenar.

Um dado interessante, comprovado cientificamente, é de que o adolescente passa por várias alterações hormonais, fazendo com que o ciclo do sono se altere, sendo comum que ele sinta sono pela manhã e tornando-se alerta no meio da tarde.

É comum o adolescente ir se deitar e demorar a “pegar” no sono, e muitas vezes vai ver televisão ou mexer com celular / tablet. Isso acontece porque o hormônio que favorece a sonolência (melatonina) demora 90 minutos para ser liberada no cérebro do adolescente, portanto, é necessário que eles durmam cedo e aproximadamente entre 8 a 10 horas por noite para que possam ter um bom rendimento escolar.

Para o adolescente, a falta de sono (quantidade e qualidade), além de alterações comportamentais, pode apresentar dificuldade em socializar, sensibilidade mais aguçada, hipertensão, depressão e dificuldade para administrar o estresse e outros problemas.

Distúrbios do sono

Existem alguns distúrbios do sono que as crianças podem apresentar:

• Sonilóquio: crianças que falam dormindo. Ocorre em idade pré-escolar e pode se estender até 10 anos. Quando persiste, o ideal é manter um acompanhamento psicológico.
  • Bruxismo: ranger dos dentes. Ideal procurar um profissional especializado em sono para tratamento.
  • Terror noturno: a criança pode chorar, gritar, gemer, sentar na cama e se debater. mesmo que esteja de olhos abertos, ela não sabe que o adulto está por perto e não se acalma. Uma crise pode durar alguns minutos até mais de meia hora e assim que passa a criança volta a dormir. Ocorre a partir dos 9 meses e pode se estender até a puberdade. É importante saber que o terror noturno não é o mesmo que pesadelo, e a criança não se lembra do que aconteceu. Em casos graves, deve ser tratado com medicamentos.
  • Pesadelos: Sonho ruim que temos lembrança. Ocorre com mais frequência em crianças de 7 a 10 anos.
  • Enurese noturna: falta de controle do “xixi”. Ocorre com mais frequência em crianças de 3 a 10 anos. Em casos graves, deve ser tratado com medicamentos.
  • Sonambulismo: a criança anda, abre portas, janelas, geladeiras, etc, como se estivesse acordada, porém está dormindo. Há dificuldades em acordar a criança e pode ser seguida de amnésia. Esse é um dos transtornos mais comuns entre crianças, ocorrendo por volta dos 5 anos com tendência a diminuir na adolescência. Em casos leves, medidas de segurança e manter a tranquilidade da família é o suficiente. Porém, os casos mais graves devem ser tratados com medicamentos.

Fonte: Instituto do Sono, Tutores Educação Multidisciplinar e Ciências e Cognição.

Camila Neves Camargo
Psicóloga Escolar.