Sono Infantil: A importância de uma noite saudável

[:pb]

Uma boa noite de sono infantil pode prevenir muitos problemas que, quando acontecem, são muitas vezes associados a outros motivos pelos papais e mamães. É por isso que abordamos este assunto, tão importante. No Colégio Elim, faz parte da rotina a soneca da tarde, mas o sono infantil durante a noite deve ter um cuidado especial.
De acordo com a neuropediatra Márcia Pradella-Hallinam, da pediatria do Instituto do Sono, três em cada dez crianças até 12 anos têm distúrbios do sono infantil. E a frequência é maior entre os bebês: quatro em cada dez bebês não dormem bem.

Problemas com o Desenvolvimento

A falta de um sono infantil de qualidade pode prejudicar o desenvolvimento da criança que, em alguns casos, não cresce, não ganha peso e nem sempre é investigada a qualidade do sono da criança, afirma a dra. Márcia.
E não é difícil perceber os sinais de uma má qualidade de sono infantil. Pode começar com irritações e choro excessivo, falta de concentração, a criança não acompanha o ritmo da sala, às vezes fica agressiva e, no mais óbvio, apresenta olheiras.

A Televisão não é uma aliada

De acordo com Saul Cypel, neuropediatra do Hospital Albert Einstein, a TV pode até causar sonolência, porém, prejudica a qualidade do descanso.
Outros sinais devem ser reconhecidos, como a agitação das pernas na hora do sono, o ronco que pode até ser normal em dia de muito cansaço da criança ou quando seu pequeno estiver gripado, mas que se ocorre repetidas vezes durante a semana, deve ser investigado por um otorrinolaringologista especializado em crianças.
Também prejudica a qualidade do sono infantil as crises de apneia, sonambulismo, bruxismo – que é o ato de ranger os dentes e apertar os maxilares, entre outros.
Em todos os casos, quando houver suspeita de que o sono infantil esteja sendo prejudicado, leve ao pediatra para que seja feito um diagnóstico seguro.
Fonte: Veja

[:en]A good night’s sleep can prevent many problems that, when they happen, are often associated with other reasons name by those responsible, Mommy and Daddy.

According to the neuropediatrician Márcia Pradella-Hallinam, from the Sleep Institute pediatrics, three in ten children up to 12 years old have sleep disorders. And the frequency is higher among babies: four out of ten babies do not sleep well.

The lack of quality sleep can hinder the development of the child who, in some cases, does not grow, does not gain weight and not always,  the quality of sleep of the child is investigated, says Dr. Márcia.

And it’s not hard to notice the signs of poor sleep quality. It can start with irritations and excessive crying, lack of concentration, the child does not follow the routine of the school,  sometimes gets aggressive, and the most obvious, presents dark circles.

Television is not an ally.

According to Saul Cypel, a neuropediatrician at the Albert Einstein Hospital, TV may even cause drowsiness, therefore, it harms the rest.

Other signs should be recognized, such as the agitation of the legs at the time of sleep, snoring that may be normal on a very tired day of the child or when your child has the flu, but if it occurs repeatedly during the week, should be investigated by an otolaryngologist specialized in children.

In all cases, when there is a possible suspect of sleep disturbance, the child’s sleep is being impaired, consult your pediatrician for a safe diagnosis.[:]