Anterior

[Saúde] – Alerta: Sem a vacina o Sarampo pode se espalhar

[:pb]Alerta: O sarampo pode se espalhar sem a vacina

O Sarampo está de volta e falaremos novamente sobre as vacinas e a importância de estar com o calendário vacinal em dia, adultos e crianças.

Com o crescimento de falsas notícias de que as vacinas fazem mal, as pessoas estão deixando de se vacinar e com isso estamos vendo a volta de doenças graves como o Sarampo. Já foram confirmados diversos casos de Sarampo no Brasil este ano, vindos da Venezuela, e algumas mortes causadas pela doença.

Sarampo é uma doença infecciosa e altamente contagiosa que deve ser diagnosticada pelo médico, caso apresente suspeita deve ser levada imediatamente ao pronto socorro.

Os sintomas são: febre alta, tosse persistente, irritação no olho, secreção nasal, manchas brancas na mucosa bucal e após, podem vir manchas avermelhadas no rosto, que podem se disseminar pelo corpo e que duram 3 dias durante a ação do vírus, e pode levar a outras complicações.

Algumas das complicações são: infecção de ouvido, diarreia, vômito, pneumonia, hemorragia, meningite (que pode levar a lesão neurológica) ou sequelas graves como lesão na córnea).

A transmissão do vírus é feita através da tosse, espirros, durante a fala e a respiração e a fase para maior transmissão é dois dias antes e dois dias depois das erupções.

É UMA DOENÇA GRAVE E FATAL PRINCIPALMENTE PARA BEBÊS QUE NÃO FORAM VACINADOS

A única forma de proteção é a VACINA TRÍPLICE VIRAL (sarampo, caxumba e rubéola), disponível gratuitamente nos postos de saúde.

CALENDÁRIO DA TRÍPLICE VIRAL
Crianças: 12 meses – 1ª dose
Adolescente: 10 a 19 anos – 2 doses (verificar a situação vacinal)
Adultos: 20 a 29 anos – 2 doses / 30 a 49 anos – 1 dose

Caso tenha perdido a carteirinha, poderá ir até o posto de saúde onde tomou as vacinas e solicitar o histórico (2ª via) e caso não consiga e tenha dúvida se tomou ou não, deverá tomar novamente.

Previna-se. Somente a vacina pode proteger você e toda sua família.[:]