Como dormir mal e pouco influencia na saúde das crianças

Agora com a Pandemia e muitas das aulas online, as crianças estão indo dormir mais tarde, presas em recursos tecnológicos que supostamente as deixam mais calminhas. É ou não é?

Quantos de nós já ouvimos frases como “dormir é para os fracos” ou “o que você faz da meia noite às 06h?”, não é? Nós humanos não damos a devida importância ao sono, dizemos que dormir é uma perda de tempo para esta que é uma necessidade biológica e alegando que o cansaço é sinal de fraqueza ou preguiça.

Porém, uma noite mal dormida ou poucas horas de sono podem resultar em sérios problemas. E com crianças e adolescentes não é diferente. Eles podem apresentar problemas no desenvolvimento físico, no sistema imunológico, na consolidação da memória e dificuldade no relaxamento muscular. Cerca de 30 minutos a menos de sono já é o suficiente para causar impactos no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A seguir, vejam alguns dos problemas que podem aparecer nas crianças e adolescentes por causa de falta de sono:

• Aumento na predisposição da diabetes 2, pois há redução de glicose no sangue e com isso, falta energia para as células manterem suas funções vitais e essas células se tornam resistentes à insulina, dificultando o processamento da glicose.
  • Riscos de arritmias e desenvolvimento de hipertensão pois há alteração nos impulsos elétricos que regulam os batimentos cardíacos.
  • Baixa imunidade, pois há redução nos níveis dos principais agentes de defesa do organismo.
  • Aumento da obesidade – o hormônio do crescimento é também fundamental para a quebra de gordura, levando crianças que dormem menos a serem mais gordas do que aquelas que dormem mais.
  • Aumento no nível do cortisol, hormônio diretamente relacionado ao estresse
  • Perda da capacidade de aprender
  • Maior chance de desenvolver algum transtorno mental (depressão, ansiedade)
  • Sensação de insegurança emocional, irritabilidade e alterações repentinas de humor
  • Cansaço físico e sonolência
  • Perda da memória e comprometimento da criatividade
  • Redução na capacidade de planejamento e execução
  • Lentidão de raciocínio
  • Desatenção e falta de concentração que pode levar ao TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)
  • Envelhecimento precoce

É importante salientar que a escola é um dos locais em que se pode perceber com mais facilidade que a criança e o adolescente estão com falta de sono, pois é na escola que a dificuldade de concentração fica aparente, a irritabilidade e a inquietação também se manifestam e, como consequência, o desempenho cai. O que foi aprendido não se consolida na memória de longo prazo e portanto não se transforma em conhecimento e também terá dificuldade para aprender coisas novas.

Fonte: Instituto do Sono, Tutores Educação Multidisciplinar e Ciências e Cognição.

Camila Neves Camargo
Psicóloga Escolar