Piolho em idade escolar

Piolho em Idade Escolar – Aprenda a tratar e prevenir

Vamos falar do piolho: um probleminha que geralmente ocorre em crianças na idade escolar. O piolho é um bichinho pequeno, tem cor acinzentada ou preta, é ágil e se movimenta com facilidade. Por se alimentar de sangue provocam picadas e muita coceira, podem infestar qualquer região com pelo do corpo, geralmente no couro cabeludo e na nuca (região atrás do pescoço). Seus ovos chamam-se lêndeas, são esbranquiçadas e se fixam nos fios do cabelo.

Transmissão:

O piolho não voa, a transmissão é feita por pessoas contaminadas em qualquer ambiente, através do contato direto ou no uso de pentes, escovas, travesseiros, bonés, no ônibus ou em atividades coletivas.

Como tratar:

• Dar a medicação e lavar o cabelo da criança com xampu ou loção própria, receitada pelo pediatra, cada um tem um jeito de ser usado, por isso leia a bula com atenção;
  • Passar pente fino para retirada das lêndeas e piolhos, pois geralmente as lêndeas não morrem com medicação e após o uso lavar o pente.
  • Ferver ou enxaguar as roupas de cama de quem estiver com piolho e passar o ferro quente;
  • Verificar se não tem outras pessoas da família com feridas no couro cabeludo ou coceira, pois todos podem pegar piolho.

Como prevenir:

• Lavar a cabeça diariamente e não deixar o cabelo úmido;
  • Observar se a criança está coçando muito a cabeça prender o cabelo ou deixa-lo curto;
  • Passar o pente fino uma vez por semana;
  • Verificar sempre o cabelo se não há lêndeas;
  • Não usar pentes, escovas, bonés, travesseiros de outras pessoas;
  • Cortar as unhas e mantê-las sempre limpinhas, pois elas são o transporte para o piolho.

Ter piolho não significa falta de higiene, todos nós estamos sujeitos a pegar, então com ajuda da família e da escola faremos a prevenção.