[Psicologia] Dinâmica – Você já prestou atenção hoje?

[:pb]

Quantas vezes você já ouviu a expressão: “Presta atenção”? Durante toda nossa vida escutamos e somos alertados que precisamos prestar atenção: na matéria que vai cair na prova, no que o professor está ensinando, no que o pai está falando, no que vai comer, para atravessar a rua, nas brincadeiras, enfim, a atenção está presente em todas as áreas da nossa vida. Mas o que é atenção?

A atenção é estudada por diversas áreas do conhecimento: psicologia, biologia, neurociência cognitiva e fisiologia, pois é considerada importante para compreender os processos de percepção e funções cognitivas.

Para a psicologia, a atenção pode ser definida como a capacidade que o indivíduo tem de responder a um estímulo que tem mais significado para ele, em detrimento de outro. O nosso cérebro consegue filtrar o que é realmente importante e excluir o que não é, as distrações.

Existem alguns tipos de atenção: a concentrada (o cérebro se concentra em apenas uma atividade, excluindo os outros estímulos que estão ao redor, por exemplo: focar no professor para entender a matéria); a alternada (quando a atenção se alterna, por exemplo: ao dirigir, a atenção ora está na direção ora nos sinais de trânsito); a sustentada (habilidade de manter o foco numa atividade contínua por um longo período) e a seletiva (é uma atenção consciente, nós escolhemos onde vamos direcionar nosso foco).

[WRGF id=444]

A atenção está ligada às emoções também, pois muitas vezes não conseguimos ter ou manter a atenção por causa de questões emocionais. Em alguns momentos, a falta de atenção é uma maneira que as pessoas têm de se distanciar e se proteger de erros e inseguranças, por isso precisamos aprender a lidar com nossas emoções.

Pensando neste assunto, em como a atenção também é influenciada pelas nossas emoções e em como ela é importante nessa fase escolar, nós fizemos uma brincadeira com as crianças e adolescentes do Curso Complementar do Colégio Elim: um aluno saia da sala, e os que ficaram mudavam de lugar ou alteravam algo na sala. Quando o aluno que estava fora, retornava, precisava dizer se mudou alguma coisa e o que mudou. Para encerrar a brincadeira, os alunos que permaneciam na sala precisavam mostrar com expressões faciais algumas emoções (alegria, tristeza, medo, raiva) e o aluno que estava fora, tinha que falar o que os colegas estavam sentindo olhando suas expressões. Ao final da brincadeira, os alunos foram convidados a desenhar ou escrever como se sentiram durante a brincadeira, as dificuldades, as facilidades e se gostaram ou não.

Explicamos para eles que o objetivo dessa brincadeira era verificar se estávamos atentos ao que acontecia ao nosso redor, a interferência das emoções na forma que percebemos o ambiente, o outro e a nós mesmos, e que quando prestamos atenção, conseguimos aprender mais, ajudar os colegas, respeitar as pessoas e se autoconhecer.

As crianças e os adolescentes adoraram a brincadeira, retrataram em seus desenhos a alegria, a bagunça, o que conseguiram aprender e até o descontentamento, porque não gostar de algo também é permitido.

E você, já prestou atenção hoje?

Camila Neves Camargo
Psicóloga Escolar[:]