Anterior

Ensino Fundamental

A partir dos 6 anos a criança está em transição. É nessa idade que ela adquire a função simbólica para aprender a ler e a escrever. Começam a ter os primeiros contatos com as condutas requeridas a um estudante: organização, empenho, cuidado com o seu material, atenção às orientações da professora, estratégias de resolução e verificação.

Nessa fase de período transitório, os conteúdos e as atividades são trabalhadas de forma lúdica e sistematizadas. É no 1º ano que os vínculos e as relações entre as crianças tendem a se consolidar. As preferências entre elas são claras e a ação da professora está em estimular o convívio com todas, explicando que as parcerias podem e devem se modificar, pois existem as diferenças, o crescimento de cada um, e a relação de aprendizagem que contribui no respeito ao outro, que direciona a caminhar juntos e aprender com o outro.

As crianças já permanecem no espaço escolar, na maioria dos casos, observando as regras de boa convivência e interagindo e atuando de forma organizada com menor auxílio do adulto. Transitam pelo espaço da escola com desenvoltura e consideram as opiniões ou ideias da professora muito importantes.

Mais confiantes em suas capacidades para aprender, começam a ter os primeiros contatos com as condutas requeridas a um estudante: organização, empenho, cuidado com seu material, atenção às orientações da professora, estratégias de resolução e verificação.