[Dica de Saúde] Verão e Viroses – Veja quais são as prevenções para crianças e adultos

[:pb]Estamos na estação do Verão e como já percebemos, a temperatura está acima da média em todo o país. Nessa época, cresce o número de crianças e adultos com viroses intestinais.

A virose é toda e qualquer doença causada por vírus, que tem uma curta duração e raramente ultrapassa 10 dias.

A transmissão pode ocorrer de duas formas: via respiratória ou orofecal (ingestão de água, alimento ou contato com superfícies contaminadas por fezes).

Devido à aglomeração de pessoas em praias, piscinas e na ingestão de alimentos mal higienizados e contaminados, o risco aumenta muito no calor.

São sintomas característicos de virose

• Diarreia aquosa aguda
  • Febre baixa
  • Vômito
  • Enjoo e falta de apetite
  • Dor muscular e na barriga

É contagiosa? Sim! É contagiosa.

Por isso é aconselhável:

• Tomar bastante líquido para evitar a desidratação
  • Boa alimentação – consumir alimentos leves e de fácil digestão. Evitar alimentos muito gordurosos, industrializados, fritura e frutas como ameixa e mamão que, no geral, “soltam” o intestino.
  • Sempre lavar as mãos ao sair do banheiro e antes das refeições
  • Lavar os alimentos adequadamente
  • Usar roupas leves
  • Repouso

Orientação aos pais

A escola é um ambiente fechado com várias crianças e adultos. Por este motivo, a propagação do vírus ou da bactéria é maior, podendo contaminar com mais facilidade. Caso a criança apresente os primeiros sintomas, não deverá comparecer a escola.

Deverão permanecer em casa, no mínimo, 24 horas após o desaparecimento dos sintomas.

[:zh]今年夏天巴西全国气温平均升高,得肠道病毒感染的儿童和成人也不
断增加。