Primavera – Dicas para curtir a estação com saúde

A Primavera começa em pouco mais de um mês e o inverno já está chegando ao fim. A cada mudança de estação ressurge algumas doenças relacionadas ao período. As mais comuns estão relacionadas a alergia e problemas respiratórios, mas não podemos esquecer das doenças contagiosas.

Doenças Alérgica e Respiratórias

As doenças alérgicas como rinite, asma, tosse e bronquite ficam em evidência nesta época, devido ao pólen das flores, pó e tempo seco. Os problemas respiratórios aumentam por causa da mudança brusca de temperatura entre frio e calor, maior ou menor umidade. Essas mudanças prejudicam a imunidade, deixando o organismo mais fragilizado, principalmente entre crianças e idosos. E em tempos de Pandemia, isso fica mais perigoso.

Doenças Contagiosas

As doenças contagiosas mais frequentes são: caxumba, catapora e conjuntivite, mas não devemos esquecer da rubéola e do sarampo que estão de volta ao nosso país.

Essas doenças podem ser evitadas ou amenizadas com as vacinas em dia. Em caso de dúvida, leve a carteirinha de vacinação a um posto de saúde mais próximo para orientação e atualização, se necessário.

Entre as doenças contagiosas, também devemos ficar atentos as famosas viroses gastrointestinais, pois é de fácil disseminação em crianças na fase escolar.

Caso suspeite de algum sintoma, leve a criança ao médico e afaste-a da escola até que esteja curada.

Dicas e Cuidados

• Aumentar a ingestão de líquidos (água, sucos)
  • Lavar as mãos com água e sabão
  • Álcool em gel para as mãos
  • Opte pelo pano úmido na limpeza ao invés de vassoura ou espanador
  • Para aproveitar melhor a estação, o ambiente deve ser bem ventilado e aberto ao sol para evitar os fungos
  • Manutenção dos filtros de ar condicionado

Não é demais dizer que tapetes, carpetes, cortinas e bichinhos de pelúcia devem ser abolidos da casa onde vive um alérgico.

Prepare-se para uma Primavera mais saudável!

Para acompanhar nossa rotina, siga nossas páginas nas mídias sociais: Facebook Instagram YouTube

Veja outros artigos de Dicas de Saúde