[Psicologia] A arte de conviver – Indicação de Leitura

Temos visto em nossa sociedade que as pessoas estão apresentando dificuldades nos relacionamentos: pais e filhos, alunos e professores, colegas de trabalho, amigos e em outros de tipos de relação também. A baixa tolerância a frustração, não saber ouvir o não, falta de respeito e de educação, o egoísmo e não se autoconhecer, são alguns dos problemas que afetam nossos relacionamentos.

Quando nos referimos às crianças, isso não é diferente. Vemos professores frustrados porque não conseguem ensinar, alunos desinteressados, violência verbal e física e o bullying são algumas das dificuldades encontradas no âmbito escolar. Em casa, algumas situações se repetem, crianças sem limite, que não sabem respeitar o espaço do outro, exigentes, verdadeiros “reizinhos”, que pensam que podem tudo, inclusive ofender o amigo, bater e humilhar o colega que tem alguma dificuldade, desrespeitar o professor e os pais, entre tantas outras situações.

Mas como podemos ajudar nossas crianças? Uma das estratégias é a psicoeducação, onde podemos ensinar nossos filhos e alunos a gerenciarem suas emoções, como expressá-las e como conviver em sociedade.

No livro “A Arte de Conviver”, as autoras Carmem, Isabela e Juliana, explicam de modo claro e de fácil entendimento, o que precisamos saber e fazer para nos relacionarmos com as pessoas. Através da história do cãozinho Gustavo, as crianças vão aprendendo sobre as diferenças, que precisamos falar como nos sentimos, a se conhecerem melhor (o que gostam e o que não gostam), a relaxar e o que podem fazer para terem um bom relacionamento.

Hoje tivemos a oportunidade de trabalhar este livro com as turmas do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental I. As crianças puderam aprender com o cãozinho Gustavo que precisam respeitar os colegas e professores, que não podem bater nem xingar, que podem falar como se sentem, do que gostam e do que não gostam, que ideias diferentes podem ser interessantes, que pessoas diferentes também merecem respeito e carinho e que todos precisam fazer a sua parte para que tenham um bom relacionamento.

Você que é pai, mãe ou professora, pode utilizar como recurso de psicoeducação, os livros, como este que indico hoje. Além do aprendizado, esses momentos de leitura são ótimas oportunidades da família passar um tempo junto e dos professores se aproximarem de seus alunos e estreitar relacionamentos.

Uma ótima leitura para vocês!

Livro: A Arte de Conviver com Gustavo, o cão
Autores: Carmem Beatriz Neufeld, Isabela Maria Freitas Ferreira e Juliana Maltoni
Editora: Sinopsys

Camila Neves Camargo