Ambiente seguro e agradável: como mandar meu filho para a escola?

[:pb]Ambiente seguro e agradável

A escola é um ambiente que recebe crianças de várias idades e as menores ainda não têm a clara noção de perigo. Para contribuir na construção de um ambiente seguro e agradável, selecionamos algumas dicas sobre com as crianças devem ir à escola.

Roupas

O uniforme escolar é adotado visando padronizar e identificar o aluno daquela instituição, facilitando a vida dos pais na escolha da roupa, ajudando na entrada e saída dos alunos, na segurança, entre outros. Os alunos devem usar o uniforme em todos os dias letivos (com exceção nos dias em que a escola solicitar alguma fantasia / roupa comemorativa). O uniforme deve estar sempre limpo e deve ser trocado todos os dias, mesmo que aparente limpo, pois ajuda a impedir a transmissão de bactérias que causam doenças.

Sapatos

O tênis é o tipo de calçado indicado. Ele deve ser do número adequado ao pé da criança, nunca maior, pois pode sair do pé e causar quedas. Devem ser feitos de material macio, respirável, antiaderente e lavável. Devem estar limpos e as meias devem ser trocadas todos os dias, para uma boa saúde dos pés.

Cabelos

Os cabelos devem estar sempre limpos e, se forem cumpridos, devem estar presos por presilhas seguras, sem objetos pequenos ou pontas que possam se desprender. Além de evitar piolhos, proporcionam o bem estar.

Unhas

Observar periodicamente as unhas das crianças, que devem estar limpas e curtas para evitar arranhões, machucados e transmissão de doenças.

Materiais de Higiene Bucal

As escovas de dentes devem ser trocadas sempre que as cerdas estiverem desalinhadas, os porta escovas e copos de água sempre limpos e, se houver a necessidade, trocá-los.

Adornos

Evite mandar as crianças com pulseiras, colares, anéis, botões, miçangas, etc. A criança pode perder enquanto brincam, e também podem causar ferimentos e asfixia.

Dia do Brinquedo

Nunca envie brinquedos que caibam dentro de um copinho de café. Por exemplo: bolinhas, peças pequenas desmontáveis, entre outros que podem ser levados a boca e causar asfixia e aspiração de corpos estranhos.

Escadas

No Colégio Elim, as professoras e auxiliares acompanham as crianças na escada, sempre segurando o corrimão, sem pular degraus, para evitar quedas e traumas. Mantenha essa prática com as crianças nas escadas de prédios, shoppings e outros.

Chegada e saída

Ao chegar na Escola, nunca deixe a criança sair do carro sozinha. Sempre auxilie ao descer, evitando quedas e sempre segure-as pela mão até a entrada no portão da escola. Um pequeno descuido pode causar acidentes graves.

Aproveitando essas dicas, o dia na escola será seguro e agradável para a criança e também para a tranquilidade dos pais.

Ruth Yamada.[:]