Alimentação saudável: Bons Hábitos de Nutrição

[:pb]

Alimentação Saudável

No último dia 31 de Março foi o dia da saúde e nutrição. O objetivo é enfatizar uma reflexão que acontece durante todo o ano, buscando uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Esse trabalho é sempre realizado na prática pelo Colégio Elim, com vivências na alimentação diária, onde as crianças experimentaram diversos sentidos para assimilar novos cheiros, sabores e texturas.

O trabalho de conscientização quanto aos hábitos alimentares saudáveis deve ser uma prática diária. Com as refeições no Colégio, é fácil de perceber a ampliação do paladar com a oferta de novos pratos e lanches nutritivos.

Para promover a saúde é preciso olhar para a criança como um todo e as suas necessidades de:

• Afeto
  • Lazer
  • Alimentação
  • Higiene
  • Sono
  • Atividades
  • Estimulação
  • Condições adequadas de moradia
  • Relacionamento familiar
  • Beleza

Atenção à alimentação deve ser uma rotina para evitar a desnutrição, que acontece quando a criança não se alimenta direito. Não se alimentando bem, ela perde peso, deixa de crescer e enfraquece.

A desnutrição provoca a diminuição do peso e prejudica o crescimento da criança que apresenta também outros sinais: cabelos escassos, descoloridos, quebradiços, unhas quebradiças, pele seca, apresentando olhos embaçados e ressecados (sem lágrimas).

Além de tudo isso, a criança tem menos resistência imunológica e por isso adoece com facilidade, repetidas vezes e por tempo prolongado. Pode ocorrer a diminuição da atividade física, pois a criança fica tristonha, não brinca, fica muito quieta ou muito irritada.

Uma alimentação sem orientação também pode levar à obesidade. As consequências são ainda piores, pois pode levar as crianças a adquirir doenças como diabetes e cardiovasculares, prejudicando a qualidade de vida.

Fiquemos atentos à boa alimentação.

Dra. Silvana Paiva – Nutricionista

[:en]

O último dia 31 de Março foi o dia da saúde e nutrição. O objetivo é enfatizar uma reflexão que acontece durante todo o ano, buscando uma alimentação mais equilibrada e saudável.

Esse trabalho é sempre realizado na prática no Colégio Elim, com vivências na alimentação diária, onde as crianças experimentam com diversos sentidos para assimilar novos cheiros, sabores e texturas.

O trabalho de conscientização quanto aos hábitos

[:zh]

3月31日是“健康营养日”。

健康营养日设立的目的是为了让我们思考,进而寻求更均衡和健康的饮食习惯。