Ansiedade de Separação – Como conduzir uma boa adaptação

Todo início letivo vem acompanhado de muita ansiedade e expectativas, tanto por parte da escola como das crianças e suas famílias.

Um dos primeiros acontecimentos é a adaptação, que vem carregada de curiosidade e medo. As emoções tomarão conta, a insegurança, o medo do desconhecido, novas regras e rotina, novas pessoas e espaço, e assim, vem à tona muita angústia, ansiedade e claro, muito choro.

Essa situação, em que bebês e crianças pequenas tem dificuldade em se relacionar com pessoas ou estar em lugares diferentes e que não querem ficar longe de seus pais é muito comum, pois muitas vezes está relacionada com a fantasia de que não verão mais seus pais, de que eles o abandonaram.

A ansiedade de separação, nome dado a essa situação, faz parte do desenvolvimento infantil e tende a diminuir por volta dos 2 anos de idade, porém é importante entender que cada criança é única e que precisamos respeitar seu tempo de adaptação.

Preparar os bebês e as crianças para esse período pode contribuir para uma adaptação mais tranquila.

Os pais podem desde cedo, por exemplo, brincar de esconder (a mãe ou o pai se esconde e retorna em seguida) para facilitar o entendimento de que há a ausência e o retorno da presença; conversar com a criança, informando que vai sair (não sair escondido) e se possível falar onde vai e a hora que irá retornar bem como avisar que podem acontecer imprevistos; e por fim, não tenha medo de sair, de evitar separações ou  ainda, recompensar a ausência como por exemplo, deixá-la dormir mais tarde ou na cama dos pais.

Ao conversar com seu filho sobre o início das aulas, ajude-o a pensar nas coisas legais que fará na escola, os amigos novos, as brincadeiras, o novo material. No momento de se despedir da criança, seja breve, haja de maneira tranquila e natural. E caso ele chore, não o repreenda nem ameace, pois normalmente crianças pequenas ainda não conseguem compreender seus sentimentos e o choro é a forma que eles têm para se expressarem. Neste período é normal mudanças de humor e de comportamento, irritabilidade, alteração no apetite e sono.

Já a escola se prepara para esse momento organizando os espaços e permitindo que as crianças os conheçam com segurança e autonomia, criando oportunidades para favorecer os vínculos, mostrando à criança que ela pode confiar nesse educador quando este a ajuda em suas necessidades (ir ao banheiro, beber água, acalmá-la durante o choro) e prepara brincadeiras que visam socializar, ensinar as regras e rotinas e integrá-las, lembrando sempre as individualidades e que cada uma se adaptará no seu tempo.

Aqui no Colégio Elim, esse período de adaptação foi pensado de forma a minimizar a ansiedade o sofrimento das crianças e de seus pais, já que estes também se sentem ansiosos nesta fase. Nos primeiros dias, os pais são convidados a ficar na escola por algumas horas, sendo orientados pela coordenação quais momentos podem ou necessitam se aproximar ou se distanciar das crianças. O horário é reduzido e é permitido trazer alguns pertences como chupetas, paninhos ou brinquedos para dar o suporte emocional.

Lembrem-se que este é um processo natural e que ao longo dos dias tende a diminuir, pois a criança já será capaz de entender essa separação.

Sejam todos muito bem-vindos de volta!

Camila Neves Camargo
Psicóloga