A adaptação da criança no Ensino Fundamental I

Toda criança que passa da Educação Infantil para o Ensino Fundamental se depara com uma realidade bastante diferente do que elas já estavam acostumadas. Como isso impacta na vida de uma criança?

A fase do Ensino Fundamental é uma preparação para o que é crescer. As brincadeiras diminuem, abrindo espaço para um universo de conteúdos. Antes, o que era apenas pensar em brincar, agora se torna pensar em estudar também. A matemática não está mais apenas em dividir algo com o amigo, mas está no caderno, onde com o lápis se inicia uma nova descoberta: dividir está além do que consigo imaginar e existe um universo infinito de números.

A curiosidade que antes era constante, sempre acompanhada de várias perguntas e muitos sorrisos, hoje dá lugar a timidez, ao medo de “errar” e a responsabilidade de ter que saber tudo.

Tudo isso é natural e compreensivo nessa fase, é um momento novo, ainda que seja no mesmo colégio, com os mesmos amigos, no mesmo ambiente, mas com outra rotina, novas professoras e grandes desafios.

Quem disse que não há adaptação para o Fundamental I? Há sim, e é tão importante e singular, pois ela não vem acompanhada de um choro constante pedindo a mamãe ou papai, mas é sempre silenciosa e cheia de sinais que precisam ser entendidos.

Por isso é muito importante prestar atenção nos sinais. Você já prestou atenção hoje?

A paciência, a atenção, o estímulo, tanto por parte da escola, quanto da família, são os maiores aliados para tornar esse momento tranquilo e inesquecível. É muito importante que as descobertas e avanços sejam valorizados e as dificuldades sejam assistidas e compreendidas, com palavras de apoio quando for preciso e ânimo quando houver desejo de desistir.

Lembrem-se que esse é o momento que ficará marcado para sempre, portanto, que as lembranças sejam sempre agradáveis.

O Colégio Elim tem a disposição uma Psicóloga Escolar que conduz o processo de adaptação da criança para ser o melhor e mais proveitoso possível, além de personalizar o cuidado e o carinho que temos com cada aluno que estuda com a gente.